A adoção de hábitos saudáveis durante a nossa vida garante uma velhice mais confortável, digna e independente. A fim de evitar complicações que poderiam ser evitadas e uma vida longeva, a nossa equipe da Vivendas do Menino Deus tem algumas dicas para um envelhecimento ativo e para reduzir impactos negativos de qualquer doença da senilidade.
Em primeiro lugar, procure ajuda de especialistas em nutrição, pois a alimentação de idosos precisa de cuidados especiais. Assim, você terá mais informações e orientações para uma alimentação que atenda as necessidades nutricionais do corpo, mas também da mente, afinal, nossa relação com a comida vai muito além da simples satisfação.
Busque estimular a prática de exercícios físicos para proporcionar saúde física, mental e emocional. Mesmo que a pessoa idosa tenha dificuldades de mobilidade e locomoção, com o auxílio de profissionais de educação física e fisioterapia, é possível encontrar uma rotina que se adapte às suas necessidades – caminhadas, alongamento, pilates, yoga e hidroginástica são boas opções.
Preste atenção à hidratação! Ao envelhecermos, perdemos água em nossas células e tecidos que formam os órgãos do corpo – além disso, mesmo que nosso organismo tenha a necessidade de água, sentimos menos sede, por isso, é preciso que a pessoa idosa tome água durante o dia mesmo sem sentir vontade para reduzir ressecamento da pele, problemas renais e intestinais assim como evitar a desidratação.
Por fim, muitas vezes, o aspecto emocional da vida na Terceira Idade é deixado de lado, mas muitas doenças físicas surgem de questões emocionais. Por isso, estimular a vida social, a autonomia em qualquer nível, e uma mente ativa são muito importantes para amenizar ou prevenir a ansiedade e a depressão.