Os tremores, a lentidão de movimentos e a rigidez muscular são os sintomas mais conhecidos da Doença de Parkinson. Entretanto, eles não são os únicos sintomas – vamos falar agora de outros 4 sintomas que ajudam no diagnóstico da doença e que podem servir de alerta para a procura de um médico especialista.
- Ausência de mímica facial
Neste caso, a pessoa acometida pela doença de Parkinson perde a sua expressão facial, no rosto. Em geral, a pessoa move apenas os lábios e dificilmente esboça sorrisos ou franze a testa – além disso, há uma diminuição do piscar dos olhos.
- Disfagia
A disfagia é simplesmente a dificuldade de engolir. A rigidez muscular causada pela doença de Parkinson afeta todo o nosso corpo, incluindo, os movimentos usados para a deglutição. Por isso, não é incomum ver pessoas com a doença de Parkinson com saliva escorrendo pelos cantos da boca – mesmo sem perceber, utilizamos nossos músculos para engolir saliva constantemente e como as pessoas acometidas pela doença têm dificuldade para engolir, a saliva acaba acumulando-se e escorrendo.
- Alterações na fala
A fala da pessoa com doença de Parkinson pode tornar-se monótona, pois não há alterações no tom de voz durante conversas. E em fases avançadas, a pessoa vai diminuindo o tom de voz até um ponto em que não conseguimos mais escutá-lo.
- Micrografia
A micrografia pode ser outro sintoma da doença de Parkinson. Ao escrever algo, podemos ver que a letra da pessoa adoecida vai ficando cada vez menor à medida que o final da frase chega.
Esses são 4 sintomas que podem ser sinal da doença de Parkinson, entretanto, é claro que é preciso a avaliação e diagnóstico de médico. Logo, procure um especialista se notar algum desses sintomas.