Alimentação para idosos com diabetes

Alimentação para idosos com diabetes 1200 800 Vivendas do Menino Deus
Alimentação para idosos com diabetes

Em geral, uma refeição saudável significa a mesma coisa para uma pessoa com diabetes e uma pessoa sem diabetes. Por isso, uma alimentação com pouca gordura, moderada em sal e açúcar, fugindo de produtos industrializados e rica em verduras, frutas, legumes e cereais integrais será sempre a ideal.

É importante dizer que alimentos “dietéticos” raramente oferecem benefícios extras para pessoas com diabetes. Pelo contrário, muitos deles contribuem para aumentar os níveis de glicose e podem ter efeito laxante.

Portanto, uma alimentação saudável para uma pessoa com diabetes é aquela indicada por equipe multidisciplinar formada, por exemplo, por médico, nutricionista e enfermeira. Com atenção, planejamento e acompanhamento diário, é possível incluir todo o tipo de comida na dieta, incluindo doces e chocolates.

A grande questão de guloseimas ou alimentos ricos em amido como pão e massas está na porção ingerida, no planejamento alimentar, no exercício físico e dos níveis de glicose no sangue. Logo, é fundamental o controle diário da glicose para sabermos se alguma coisa “fora da curva”, como um chocolate, pode ser consumida sem perigo.

Isso também vale para frutas que são importantes pelas fibras, vitaminas e minerais que oferecem, mas que também contém açúcares e carboidratos. Quais frutas, sua quantidade e frequência de consumo irão depender das taxas de glicemia e das refeições em geral, entre outros fatores – essa é uma definição que deve ser feita após avaliação nutricional.

Recapitulando, uma pessoa com diabetes deve ter uma dieta equilibrada como qualquer outra pessoa. Uma alimentação rica em comida de verdade, variada e moderada pode incluir qualquer item, incluindo doces, frutas e massas, basta existir um planejamento e acompanhamento constante!