Por diversas razões como um acidente, cirurgia ou devido a uma doença degenerativa, como o Alzheimer, uma pessoa pode ficar acamada de forma temporária ou permanente. A partir deste momento, existem alguns cuidados fundamentais que essa pessoa irá precisar em relação à sua higiene pessoal.
1. O banho deve ser periódico
Quando uma pessoa acamada tem a sua higiene pessoal deixada de lado, a sua saúde pode piorar bastante com o acúmulo de sujeira e o desenvolvimento de bactérias. Sendo assim, mesmo acamada, ela deve tomar banho pelo menos de 2 em 2 dias, mesmo que seja um banho de leito, isto é, um banho dado sem sair da cama com o auxílio de outras pessoas.
2. Roupas pessoais e de cama devem ser trocadas quando necessário
Esse cuidado também vale para as roupas da pessoa e os lençóis ou cobertores. As roupas devem ser trocadas diariamente ou sempre que estiverem sujas; já a roupa de cama, isto é, lençóis e cobertores devem ser trocados pelo menos a cada 15 dias ou sempre que estiverem sujos ou molhados.
3. Como lidar com urina e fezes
Quanto à urina, se a pessoa tem condições, ela deve fazer na comadre ou em um urinol, mas se isso não for possível, ela deve utilizar fraldas que devem ser trocadas sempre que estiverem molhadas ou sujas. Isto é muito importante para prevenir o desenvolvimento de bactérias, mas também por uma questão de dignidade e conforto pessoal. O mesmo vale para a eliminação das fezes que pode tornar-se menos frequente quando a pessoa está acamada, mas se a fralda está suja, ela deve ser trocada e a higiene realizada o mais breve possível.
Ressaltamos que esses são apenas alguns dos cuidados que devem ser tomados quanto à higiene da pessoa acamada para manter a sua saúde, dignidade e conforto, sendo este um assunto a ser discutido mais vezes em nosso blog. Além disso, é importante dizer que se a pessoa que está acamada tem condições de ir ao banheiro realizar a sua higiene, ela deve fazê-lo mesmo que seja com o auxílio da equipe de enfermagem ou cuidador.