A Terapia Ocupacional é uma área da saúde que ajuda a promover a saúde e o bem-estar de pessoas com problemas físicos, sensoriais, sociais ou motores, isto é, o profissional desta área estuda e aplica atividades de trabalho e lazer no tratamento de distúrbios físicos e mentais e de desajustes emocionais ou sociais.
A Terapia Ocupacional, portanto, tem como objetivo promover a independência e autonomia das pessoas que apresentam temporariamente ou definitivamente alguma dificuldade de participação na vida social. Dessa forma, o profissional desta área promove a prevenção, tratamento, e reabilitação de pessoas por meio de atividades, isto é, nas sessões de terapia ocupacional, as atividades práticas são priorizadas, é uma terapia focada no fazer.
Dito isto, o objetivo da terapia ocupacional é ampliar o campo de ação, de desempenho, da autonomia e da participação das pessoas, levando em conta as suas necessidades e os recursos existentes. Sendo assim, busca-se estimular condições de bem-estar e autonomia por meio de atividades afetivas, relacionais, materiais e produtivas.
Em resumo, a essência da terapia ocupacional está na utilização das diferentes características das atividades humanas como um recurso terapêutico a fim de desenvolver, restaurar ou ampliar as capacidades funcionais das pessoas. Ao fazer isso, a terapia ocupacional busca encontrar maneiras para que as pessoas sejam autônomas, independentes e utilizem as suas potencialidades ao máximo.