A importância do nutricionista para a terceira idade

A importância do nutricionista para a terceira idade 1024 684 Vivendas do Menino Deus

Uma dieta balanceada e saudável com pratos coloridos e utilizando ingredientes naturais e integrais é indicada para qualquer idade, inclusive, é claro, a terceira idade. Porém, é claro que ao envelhecermos, novas situações e necessidades surgem demandando, muitas vezes, mudanças ou orientações mais específicas quanto ao que ingerimos.

O profissional da área da nutrição é responsável por manter a saúde e a qualidade de vida através da alimentação. Portanto, sabendo da importância que os nossos hábitos alimentares têm em nossa saúde, qualidade e expectativa de vida, podemos dimensionar a diferença que um nutricionista pode fazer na vida de uma pessoa idosa.

Por meio de uma detalhada análise da saúde, hábitos e necessidades da pessoa idosa, o nutricionista poderá averiguar quais são as suas necessidades e se preciso, criar uma dieta específica para atendê-las. A importância do nutricionista está ligada justamente na importância que a alimentação faz em nossa vida.

Com o acompanhamento de um nutricionista, uma pessoa idosa poderá ter uma vida mais saudável, com mais qualidade e dignidade, e uma alimentação que vise a manutenção de sua autonomia e independência, a busca da recuperação de funções de atividades que possam ter sido comprometidas por uma comorbidade e/ou o controle de doenças crônicas, como a diabetes, por exemplo.

No processo de envelhecimento, temos mudanças no trato digestório, na composição corporal, em nossos órgãos sensitivos (há uma diminuição do olfato e paladar que afeta o nosso apetite, por exemplo), e na produção de hormônios. Diante deste cenário, é fundamental que a pessoa idosa tenha o acompanhamento de um nutricionista a fim de todos os processos vitais para o bom funcionamento do corpo humano tenham acesso aos nutrientes necessários.