As escaras, também conhecidas como úlceras de pressão, são feridas que surgem na pele em pessoas que permanecem na mesma posição durante muito tempo – acamadas ou sentadas. Quando abertas e mal cuidadas, podem ter graves consequências, especialmente por trazerem risco de infecção.
O tratamento de escaras não é fácil, ainda mais quando as feridas estão abertas, assim, ele deve ser feito por profissionais qualificados de medicina e enfermagem. Dessa forma, como diz o ditado, melhor prevenir do que remediar.
A prevenção de surgimento de escaras consiste de um procedimento relativamente simples, mas que deve ser seguido rigorosamente: a melhor forma de prevenir o aparecimento de escaras é realizar a mudança de decúbito da pessoa frequentemente.
A mudança de decúbito nada mais é que a mudança de posição do corpo da pessoa e o recomendado é que seja feita de 2 em 2 horas. Essa rotina evita o surgimento das escaras, pois garante a circulação do sangue em todas as partes do corpo, mesmo naquelas que ficam em contato direto com as superfícies, como a região do bumbum, quadril, joelhos, ombros e calcanhares..