A pandemia de coronavírus COVID-19 é um fato concreto no Brasil, assim, devemos fazer o máximo para nos prevenir, ficando em casa o máximo possível, lavando sempre as mãos e desinfetando objetos e superfícies de uso diário com álcool 70º. Essas medidas são importantes para a nossa proteção individual, mas especialmente para frear a expansão do vírus, particularmente para pessoas mais vulneráveis como idosos.
Entretanto, caso você suspeite de estar infectado, tenha tido contato com alguém que viajou para países com casos confirmados do vírus ou com alguém que tenha o diagnóstico confirmado para o coronavírus, algumas atitudes são fundamentais para não contaminar outras pessoas, entre elas:
1. Cada cidade está adotando um protocolo diferente para pessoas com suspeita de infecção, porém, na maioria delas, a indicação é procurar uma Unidade de Saúde, evitando hospitais e emergências.
2. A maioria dos casos de coronavírus têm sintomas leves, como uma gripe. Nesse caso, a Organização Mundial da Saúde recomenda o isolamento, evitando sair de casa.
3. Sempre que espirrar ou tossir, use a parte interna do antebraço. Nunca use as mãos. E se usar lenços, prefira os descartáveis para evitar que eles toquem outras superfícies e objetos.
4. Mantenha a distância de outras pessoas.
5. Não compartilhe copos, talheres ou outros objetos, pois eles podem estar contaminados.