Entenda mais sobre quedas na terceira idade

Entenda mais sobre quedas na terceira idade 1024 684 Vivendas do Menino Deus
Entenda mais sobre quedas na terceira idade

Quem convive com pessoas idosas sabe que as quedas são uma das maiores preocupações e risco à saúde na terceira idade. E essa é uma preocupação legítima, pois é o acidente doméstico mais frequente entre idosos – mas quais são os fatores que contribuem para a alta frequência de quedas nessa fase?

Em primeiro lugar, há os fatores biológicos. O nosso corpo passa por mudanças significativas ao envelhecermos, nossa força e nossos reflexos não são mais os mesmos de uma pessoa jovem. Além disso, a presença de problemas de visão e a inevitável perda de massa óssea e muscular que provocam alterações no equilíbrio também contribuem para aumentar as chances de queda na terceira idade.

Depois, precisamos levar em conta os fatores comportamentais. Nem todas as pessoas se adaptam de forma tranquila e natural às mudanças que o envelhecimento traz – muitas pessoas idosas não aceitam as limitações da idade ou não percebem que o corpo não reage mais da mesma maneira e se colocam em situações de risco. Junto a isso, hábitos sedentários, consumo excessivo de álcool ou de medicamentos sem supervisão médica também podem representar um grande risco. 

Por fim, é preciso pensar nos fatores ambientais, pois a imensa maioria das quedas na terceira idade ocorre dentro de casa. Por isso, além de pensarmos nos fatores biológicos e comportamentais, precisamos pensar no ambiente em que a pessoa idosa vive – roupas largas e sapatos desconfortáveis devem ser evitados, obstáculos como objetos espalhados pelo chão ou tapetes devem ser removidos, e adaptações à casa podem ser feitas, por exemplo, incluindo barras de segurança no banheiro.