A pandemia do coronavírus COVID-19 continua preocupando no Brasil, pois ainda não existe uma cura, vacina ou tratamento eficaz. Assim, devemos continuar tomando todo o cuidado possível para não nos contaminarmos tampouco espalharmos a doença, especialmente para pessoas do grupo de risco, como os idosos.
Por isso, se você convive com pessoas idosas, algumas atitudes podem ser determinantes para não contaminá-las.
1. Converse com a pessoa idosa sobre os riscos do coronavírus e como ele se espalha
É preciso que a pessoa idosa, especialmente se ela tem condições de sair para a rua, esteja ciente dos riscos do coronavírus. Por isso, explique que neste momento, ela não deve circular na rua sem necessidade, e se for fazê-lo, deve manter distância de outras pessoas, utilizar máscara e álcool gel.
2. Não leve o vírus para as pessoas idosas
Talvez você tenha que ir trabalhar, ir ao mercado, à farmácia, enfim, sair para a rua. Se esse for o caso, lembre-se que é fundamental lavar as mãos ao chegar em casa. E depois de fazer isso, você deve limpar a maçaneta da porta com álcool gel e detergente, pois ao entrar em casa, você pode ter contaminado qualquer objeto que encostou antes de lavar as mãos.
3. Evite o contato com pessoas idosas
Se possível, é muito importante evitar o contato com pessoas do grupo de risco, como idosos. Caso você não more com o idoso, mantenha o contato por telefone ou vídeos-chamadas. E se você reside com a pessoa idosa, por mais difícil que seja, evite o contato com ela neste momento – assim, nada de abraços, cumprimentos, e beijos.
Essas três atitudes durante a pandemia são simples e podem salvar a vida do seu ente querido. Sabemos que nem sempre fácil, especialmente evitar o contato com a pessoa idosa, mas o esforço é necessário e crucial agora.