Conheça todos os tipos de incontinência urinária que podem afetar idosos

Conheça todos os tipos de incontinência urinária que podem afetar idosos 1024 684 Vivendas do Menino Deus
tipos-de-incontinência-urinária-idosos

A incontinência urinária é um problema comum em pessoas acima de 60 anos de idade, especialmente entre as mulheres. Ela pode ter diversas causas, incluindo o uso de determinados medicamentos, e é um problema favorecido pelas mudanças que o envelhecimento traz ao nosso corpo. 

Entretanto, o que muitas pessoas não sabem é que existem diversos tipos de incontinência urinária. Conheça abaixo todas elas:

1. Incontinência urinária de esforço

Neste caso, o problema acontece quando a urina escapa ao fazermos atividades que pressionam a bexiga, como tossir, espirrar, rir ou levantar objetos pesados. É mais frequente em mulheres.

2. Incontinência urinária de urgência

Também chamada de bexiga hiperativa, este problema provoca uma vontade súbita e intensa de urinar a  ponto de não dar tempo de chegar ao banheiro. Esse problema pode estar associado a um distúrbio neurológico ou mesmo a diabetes. 

3. Incontinência urinária por transbordamento

Quando a pessoa não consegue esvaziar a bexiga totalmente ao ir ao banheiro, a urina transborda em pequenas quantidades. Esse problema é mais comum em homens, pois o aumento da próstata que ocorre normalmente com o envelhecimento pode levar a essa dificuldade de esvaziar a bexiga.

4. Incontinência urinária funcional 

Essa incontinência atinge pessoas que têm o controle normal da bexiga, mas por outras limitações que podem ser físicas ou cognitivas não conseguem chegar a tempo ao banheiro. Uma artrite severa, por exemplo, pode impedir a pessoa de desabotoar as calças com a velocidade necessária.

5. Incontinência urinária mista

Neste caso, a pessoa tem mais de um tipo de incontinência urinária. Por exemplo, ela pode ter artrite severa, levando a incontinência urinária funcional, assim como ter incontinência urinária de urgência.

De qualquer maneira, é importante buscar ajuda médica em qualquer um dos casos, pois mesmo sendo comum na terceira idade, a incontinência urinária não é uma simples consequência do envelhecimento e pode ser tratada.