A catarata é uma doença muito comum em pessoas idosas, sendo que cerca de 30% das pessoas acima dos 60 anos são atingidas pela doença no Brasil, conforme dados do IBGE. A catarata é uma doença perigosa, silenciosa e progressiva, podendo levar à cegueira total.
A catarata é uma doença ocular que atinge o nosso cristalino, a lente natural do olho, que é responsável por permitir que os raios de luzes passem pelos olhos e alcancem a retina para formar imagens. Dessa forma, a catarata vai tornando o cristalino opaco e deixando a nossa visão embaçada, pois os raios de luz não conseguem alcançar a retina de forma plena.
Mas quais são os sintomas da catarata que devemos ficar atentos? Em primeiro lugar, a principal queixa é de simples dificuldade para enxergar, pois em seu estágio inicial, o problema maior causado pela catarata é deixar a vista embaçada.
Conforme a catarata avança, outros sintomas podem surgir, entre eles:
- Visão dupla ou distorcida;
- Sensibilidade à luz;
- Perda da percepção de cores.
E é claro que a partir desses sintomas, surgem dificuldades para realizar atividades do dia a dia, já que a pessoa idosa não enxerga direito mais. Além disso, em casos avançados, a catarata leva à cegueira, por isso, procure um médico para avaliação assim que notar os primeiros sintomas, especialmente de embaçamento da visão.