As ceratoses ou queratoses actínicas são lesões na pele que geralmente desenvolvem-se nas áreas da pele mais expostas ao sol. Essas lesões são conhecidas como neoplasias e criam aquelas manchas comuns na pele de pessoas idosas.
Para entender melhor, neoplasia é uma proliferação desordenada de células no organismo, formando, assim, uma massa anormal de tecido. No caso das ceratoses actínicas, elas são benignas, mas podem evoluir para um tipo de câncer de pele.
Em geral, a ceratose actínica se apresenta como uma lesão avermelhada e áspera. As lesões são comumente pequenas e múltiplas, e são mais palpáveis que visíveis, isto é, podemos percebê-las com mais facilidade passando suave as mãos nas áreas expostas ao sol e sentindo pontos ásperos ao toque.
É importante examinar a pele constantemente e de forma periódica e observar se existem essas lesões e acompanhar a sua evolução, se estão mudando de tamanho, forma ou textura. Além disso, é muito importante notar se houve sangramento, o que pode ser um indício de que a lesão esteja se tornando maligna e cancerígena.
E ao encontrar lesões e manchas ásperas na pele, é preciso procurar um médico para diagnóstico e tratamento, pois há medicamentos e procedimentos que podem eliminar as lesões.