Com a chegada do verão e suas altas temperaturas, é preciso ter uma atenção especial com a alimentação de pessoas idosas. Esse cuidado deve ser constante durante o ano todo, é claro, mas com as altas temperaturas, nosso apetite diminui, e isso pode levar à consequências graves quando falamos de pessoas mais vulneráveis como idosos.
Assim, devemos tomar algumas medidas para favorecer a hidratação e reduzir o calor corporal de pessoas idosas. O ideal é aproveitar alimentos sazonais para criar pratos leves e apetitosos, assim, abuse de frutas, verduras e legumes, fontes de vitaminas, minerais e fibras, além de serem mais refrescantes para o verão.
A ingestão de líquidos deve ganhar ainda mais atenção. Pelo menos 2 litros de água por dia, de preferência, distribuindo a ingestão diversas ao dia para manter o corpo bem hidratado. Sucos de frutas como melancia, limão, abacaxi, e laranja, além de infusões de erva-doce, camomila e erva-cidreira também são ótimas opções.
Inclua mais cereais integrais, como arroz e aveia, e evite muito café e álcool que desidratam o corpo. Além disso, carnes magras, preferencialmente carnes brancas, são digeridas mais facilmente, evitando desconfortos. E para sobremesas, procure aquelas mais refrescantes com frutas ou doces à base de frutas.
É muito importante prestar atenção aos sinais que o corpo dá, mas lembre-se que a sede já é um sinal de desidratação, por isso, procure oferecer e incentivar a ingestão de líquidos antes disso.