Quais os principais distúrbios encontrados em dentes e boca de idosos?

Quais os principais distúrbios encontrados em dentes e boca de idosos? 1280 853 Vivendas do Menino Deus
Quais os principais distúrbios encontrados em dentes e boca de idosos?

O envelhecimento traz diversas mudanças naturais para a dentição e saúde bucal de todos. O escurecimento dos dentes, a redução na produção de saliva, e a perda de sensibilidade aos sabores e cheiros, por exemplo, são algumas delas.

Entretanto, é preciso ficar atento para não confundir processos normais do envelhecimento com distúrbios reais encontrados nos dentes e bocas de pessoas idosas. Assim, vamos falar mais sobre os principais agora.

Um deles é o bruxismo, conhecido como ranger dos dentes, que pode causar atrição dentária exagerada, levando a um desgaste excessivo na dentição. Já a extrusão dentária ocorre quando um dente cai e o dente oposto sai da sua posição normal, expondo a sua raíz. 

As cáries de colo que são cáries no cemento ocorrem em dentes cuja raiz está exposta por extrusão ou retração da gengiva. A perda de dentes por diversos processos patológicos diferentes também é um problema comum durante o envelhecimento.

A gengivite e periodontite são outros distúrbios comuns em pessoas idosas, especialmente quando a higiene bucal é deficiente. E em pessoas com próteses, há diminuição do rebordo alveolar, aquela cavidade que aloja os nossos dentes. 

Por fim, a xerostomia, isto é, a diminuição excessiva e além do normal do processo de envelhecimento da saliva. Este problema é comum em decorrência de tratamento com radioterapia, uso de alguns medicamentos (como alguns remédios para controlar pressão arterial ou anti-depressivos), e de algumas doenças.

Em todos os casos, é preciso buscar dentista para tratamento. E idealmente, fazer visitas regulares a um dentista de confiança.