O que você precisa saber sobre o envelhecimento dos nossos rins

O que você precisa saber sobre o envelhecimento dos nossos rins 1280 853 Vivendas do Menino Deus
O que você precisa saber sobre o envelhecimento dos nossos rins

O envelhecimento é natural e traz mudanças em todo o nosso corpo, incluindo, é claro, os nossos rins. Os rins são órgãos do sistema urinário relacionados com o controle de substâncias do nosso sangue e com a formação da urina, entre outras funções. 

Ao envelhecermos há uma diminuição lenta, mas constante, do peso dos rins, o que manifesta-se por uma diminuição gradual da velocidade com que eles filtram o sangue. Além disso, as artérias que levam o sangue aos rins ficam mais estreitas, contribuindo para a diminuição do tamanho dos rins.

Também vemos uma diminuição na capacidade dos néfrons (onde a urina é formada) em excretar resíduos e medicamentos (por isso que a dosagem dos medicamentos deve ser sempre prescrita por médico que irá levar em conta fatores como esse ao fazer a prescrição) e uma incapacidade em concentrar ou diluir a urina e excretar ácido.

Entretanto, apesar dessas alterações relacionadas ao envelhecimento, a função renal continua sendo suficiente para satisfazer as necessidades do organismo e o avanço da idade não provoca nenhuma doença diretamente. Entretanto, a diminuição de função renal de reserva disponível pode fazer com que os nossos rins precisem trabalhar próximos de sua capacidade total para manter o nosso corpo funcionando normalmente durante o envelhecimento, assim, mesmo danos pequenos podem resultar em perda da função renal.