A pneumonia é um problema comum em pessoas idosas, sendo caracterizada por uma inflamação ou infecção dos pulmões. Ela pode ser causada por diversos fatores, sendo que bactérias, vírus, micoplasma e clamídia, fungos e outras substâncias químicas são as principais causas.
Especialmente em pessoas idosas mais fragilizadas, ela pode ser fatal. Por isso, trouxemos algumas dicas para prevenir a pneumonia em pessoas idosas.
Mantenha a cabeceira da cama elevada, especialmente para pessoas com idade muito avançada, funcionalidade reduzida, e para quem tem demência em fase grave ou doença que aumente o risco de aspiração. Além disso, após as refeições, realize a higiene oral adequadamente.
Quando o idoso possui disfagia, isto é, dificuldade para engolir, faça uma adequação da consistência dos alimentos – por exemplo, quando há disfagia para líquidos, recomenda-se o uso de espessantes. Para alimentos sólidos, você pode esmagar ou transformar em purê.
A pessoa idosa deve ficar sentada durante as refeições – se está acamada, deve ser posicionada na cama para ficar sentada. Quando possível, realizar exercícios físicos regularmente para evitar risco de sarcopenia (perda de massa muscular) demasiada e fragilidade.
Nunca utilize medicamentos sedativos, anticolinérgicos ou inibidores de acidez gástrica sem prescrição e orientação médica. Realize as vacinações antigripais e antipneumônicas recomendadas e por fim, trate corretamente, com disciplina e seriedade outras doenças respiratórias como gripe, resfriados, sinusites e afins, pois elas podem levar ao desenvolvimento de pneumonia.