Da mesma maneira que outras partes do nosso corpo, a voz também sofre mudanças com o envelhecimento, perdendo volume e potência com o passar dos anos. Esse fenômeno específico da velhice é chamado de presbifonia.
A presbifonia traz alterações, pois a laringe, onde o som é produzido, é a principal estrutura afetada. A voz perde flexibilidade, resistência e força, tornando-se mais fraca e rouca.
Tudo isso acontece devido ao enrijecimento da musculatura laríngea durante o envelhecimento. As cartilagens tornam-se mais rígidas enquanto os ligamentos que promovem articulação entre diversas membranas e músculos da laringe ficam endurecidos e desidratados. Também há redução do muco que lubrifica a laringe e aumento da sua viscosidade.
Essas mudanças podem ser mais ou menos intensas e é claro que nossos hábitos são muito determinantes para isso. Praticar exercícios, ter uma dieta balanceada e evitar tabagismo e álcool em excesso é importante também para a sua laringe, afinal, as pregas vocais são músculos.