Com o envelhecimento, o nosso corpo passa por diversas mudanças e torna-se mais vulnerável a vários fatores. Entre um dos maiores fatores de risco para doenças cardiovasculares, isto é, do coração, está o colesterol alto – neste, a equipe da Geriatria Vivendas do Menino Deus vai dar algumas dicas para cuidar dele.
Em primeiro lugar, é preciso entender que o colesterol não é necessariamente um vilão – o nosso corpo precisa de colesterol, um tipo de lipídio, ou seja, de gordura, que ajuda na produção de membranas celulares, hormônios e ácidos fundamentais para o bom funcionamento do organismo. É o excesso de LDL, o colesterol ruim, o problema.
O colesterol alto, entretanto, pode ser tratado e controlado, reduzindo o risco de doenças do coração e derrames, bastando apenas algumas mudanças no estilo de vida. Vamos listá-las agora!
1. Procure ter uma alimentação mais saudável, reduzindo o consumo de gordura saturada e gordura trans. Para isso, procure limitar as frituras e cozinhar com óleos vegetais, consuma mais carnes brancas, e inclua frutas, legumes, e grãos integrais em sua dieta. E claro, reduza ao máximo a ingestão de produtos industrializados com muito açúcar.
2. Pratique exercícios físicos. O sedentarismo reduz o colesterol bom e aumenta o colesterol ruim, por isso, busque realizar atividades físicas periódicas – uma simples caminhada dia sim, dia não, basta.
3. Pare de fumar e perca peso. O tabagismo diminui o colesterol alto e estar acima do peso aumenta o colesterol ruim. Parar de fumar e perder peso ajuda a proteger as artérias e melhorar o nível de colesterol.