Os nossos rins têm como principal função filtrar substâncias tóxicas do nosso sangue, assim, se eles não estiverem funcionando corretamente, o nosso corpo passa a sofrer com diversos sintomas. Esses sintomas podem ser consequências de diferentes doenças, assim, é importante manter-se atento para que ao primeiro sinal, um médico seja consultado.
Além disso, consultas e exames periódicos, especialmente a partir dos 60 anos, são fundamentais para a prevenção e diagnóstico precoce de qualquer enfermidade, dessa forma, lembre o seu médico de pedir por exames de urina e sangue sempre. Dito isso, queremos salientar alguns sintomas que precisamos prestar atenção para evitar que gerem consequências mais graves.
Em primeiro lugar, é importante prestar atenção à urina: não apenas à frequência, isto é, se precisamos ir muitas vezes ao banheiro, mas também à quantidade – neste caso, pouca urina. Assim, muitas idas ao banheiro, especialmente se esse sintoma é acompanhado de pouca quantidade de urina a cada ida, é um sinal de problema nos rins que deve ser investigado imediatamente por médico.
Ainda em relação à urina, alterações de cor e cheiro assim como presença de espuma e sensação de pressão na barriga ao urinar são sinais de problemas nos rins.Também recomendamos prestar atenção a outros sintomas como dor constante na parte de trás das costas; inchaço de pernas, pés, rosto ou braço; coceira pelo corpo; dificuldade para dormir; cansaço sem justificativa aparentemente; e perda do apetite ou sabor metálico na boca.