Tomar sol diariamente é um hábito muito importante para pessoas de qualquer idade, mas torna-se ainda mais importante para pessoas idosas. O principal motivo para isso é que a exposição à luz solar, em especial antes das 10h e após às 16h, faz com que a vitamina D consiga cumprir as suas funções em nosso corpo de forma adequada.
Entre essas funções da vitamina D, a principal é a absorção e fixação do cálcio, mineral fundamental para a manutenção dos nossos ossos. Dessa forma, a vitamina D é muito importante para a prevenção da osteoporose, por exemplo.
Além disso, a falta de vitamina D também causa outros danos ao nosso corpo e mente. A insuficiência de vitamina D também está relacionada a músculos fracos, sintomas depressivos, doenças respiratórias e doenças cardiovasculares.
Por fim, a ausência de vitamina D também nos deixa vulneráveis a infecções, provoca transtornos de humor e há estudos que indicam que também pode aumentar o risco de diabetes tipo 1. Portanto, como podemos perceber, a vitamina D está associada ao bom funcionamento do nosso corpo em geral e quando pensamos em pessoas idosas, é fundamental para um envelhecimento sadio.