A doença de Alzheimer é uma doença crônica, progressiva, e sem cura. Entretanto, existem atividades que podem ajudar a retardar a evolução da doença e são elas que a equipe da Geriatria Vivendas do Menino Deus gostaria de compartilhar agora.
Em primeiro lugar, criar ou manter o hábito de leitura de livros, histórias, jornais e revistas, pois a leitura estimula a linguagem e a memória. A leitura é importante para o reconhecimento de letras, sílabas, e palavras, para o processamento de frases e parágrafos e compreensão do texto, além de ajudar a situar a pessoa no tempo e espaço.
Ouvir músicas e cantar pode ser estimulante e desencadear lembranças e histórias significativas e quando isso acontece, é importante questionar a pessoa por mais detalhes para estimular a memória. A música também pode ser relaxante em momentos de agitação ou auxiliar a aliviar sensações de tristeza, proporcionar momentos de tranquilidade e mesmo reforçar os laços familiares.
Por fim, ver fotografias e vídeos antigos pode ajudar a estimular a memória da pessoa para reconhecer pessoas, lugares e situações. Neste caso, assim como nos momentos com música, discuta essas lembranças para maximizar a memória.