A gripe influenza é uma infecção de alto risco que pode ser fatal para grupos de risco, como pessoas idosas. A gripe ataca os pulmões, o nariz e a garganta sendo causada pelo vírus Influenza que possui 3 tipos, A, B e C.
Os sintomas da gripe influenza começam por febre acima de 38ºC, dor muscular e de garganta, prostração, tosse seca e cefaleia. É importante destacar que a febre é o sintoma mais importante para identificar a gripe influenza, pois dura cerca de 3 dias e é muito mais intensa nos primeiros dias do que de uma gripe comum, assim como os outros sintomas.
Após o desaparecimento da febre, outros sintomas respiratórios acabam se destacando e mantêm-se por cerca de 4 dias. Porém, no caso de pessoas idosas, a febre não chega a temperaturas tão altas, mesmo que seja mais intensa do que uma gripe comum.
A gripe influenza também pode causar outros sintomas que surgem de uma hora para a outra como calafrios, mal-estar, dor nas juntas, secreção nasal excessiva, mialgia e tosse seca. E por mais que não sejam tão comuns, é bom prestar atenção ao surgimento de outros sintomas como diarreia, vômito, fadiga, rouquidão e olhos avermelhados e lacrimejantes – a combinação desses sintomas com febre alta e intensa é um sinal de gripe influenza, por isso, procure o diagnóstico exato com médico para tratamento adequado.