Quando envelhecemos, nosso corpo sofre diversas mudanças que podem torná-lo mais vulnerável. No caso de idosos, a saúde bucal, isto é, da boca, é mais afetada por alguns fatores mais do que outros.
A cárie é um desses fatores que podem afetar mais as pessoas idosas – a equipe da Geriatria Vivendas do Menino Deus lembra que a cárie é a deterioração do dente. Ela pode ser coronária, ou seja, localizada nas superfícies de mastigação ou entre os dentes, o caso mais comum; radicular, causada pela perda do esmalte, o que acontece naturalmente quando envelhecemos; ou recorrente, quando ela ocorre ao redor de restaurações e coroas existentes.
Em idosos, problemas na raiz dos dentes também são comuns pelo mesmo motivo que a cárie radicular, o envelhecimento. Neste caso, a gengiva se retrai deixando as raízes dos dentes exposas, e como não há menos esmalte cobrindo essas áreas, elas são expostas e deterioram-se com mais facilidade.
Com o avançar da idade, a sensibilidade também pode se agravar. Com a exposição de áreas dos dentes não protegidas pelo esmalte devido à retração gengival, essas áreas podem causar dor quando atingidas por bebidas ou alimentos muito quentes ou muito frios.
E por fim, o fenômeno da boca seca também é uma queixa comum entre as pessoas idosas, sendo que a sua causa pode estar em medicamentos ou outros distúrbios de saúde. Nesse caso, a recomendação é manter a hidratação em dia e procurar um dentista para indicação de outros tratamentos.