Como cuidar da segurança de idosos com demência

Como cuidar da segurança de idosos com demência 1280 853 Vivendas do Menino Deus

Quando envelhecemos, precisamos adaptar nossa casa e rotina para termos mais segurança e evitarmos acidentes. Entretanto, no caso de pessoas idosas com demência, esse papel, em geral, irá recair sobre cuidadores ou familiares, mas essas mudanças são fundamentais – por isso, a Geriatria Vivendas do Menino Deus quer dar algumas dicas para ter mais segurança no cuidado de idosos com demência. 

Queremos dar algumas dicas bem práticas, especialmente no caso de idosos com demência que têm alguma deficiência cognitiva. Em primeiro lugar, dê atenção aos objetos espalhados pela casa: remova aqueles que podem ser perigosos como tesouras, enfeites de cristal ou porcelana, martelos e outros que pontiagudos, cortantes e pesados, guardando em lugar seguro ou mantendo à vista, porém, longe do alcance das mãos. 

Ainda nessa seara, moedas, botões e outros objetos pequenos e fáceis de engolir devem ser afastados também. 

Mantenha o gás de cozinha desligado, especialmente se a pessoa idosa consegue se deslocar. A mesma preocupação com os objetos, aliás, deve ser dada a produtos de limpeza, fósforos ou outros que possam iniciar combustão – bastam alguns minutos de desatenção para um acidente acontecer. 

Os medicamentos devem ser guardados em local seguro também – um idoso com demência pode acabar tomando o mesmo remédio várias vezes ao dia sem necessidade. E especialmente no caso de idosos com alguma restrição alimentar, como diabetes ou pressão alta, é recomendável controlar o acesso aos alimentos. 

Por fim, mantenha janelas de acesso e portas trancadas. Lembre-se que mesmo que essas mudanças gerem desconforto, a segurança deve ser a prioridade nesses casos.