A alimentação saudável aliada a uma rotina com exercícios físicos é fundamental para manter a saúde de pessoas idosas fortalecida. Esse fato não muda pelo fato de um idoso ser cadeirante – o fato de ser cadeirante não impede o idoso de realizar atividades físicas, basta um pouco de criatividade e paciência para orientar o idoso ao exercitar-se.
Dessa forma, a equipe da Geriatria Vivendas do Menino Deus tem algumas dicas de exercícios para idosos cadeirantes. Para começar, a pessoa idosa pode realizar exercícios para o pescoço, movendo o queixo para baixo em direção ao peito e depois em direção ao ombro esquerdo – repita, mas movendo o rosto em direção ao ombro direito. Oriente a pessoa idosa a não jogar o pescoço para trás, apenas para os lados a fim de evitar a pressão na coluna.
O idoso cadeirante também pode exercitar os ombros, levantando-os lentamente em direção às orelhas e retornando à posição inicial. Além disso, pode alongar os braços, esticando-os para frente e entrelaçando os dedos; em seguida, ainda com as mãos entrelaçadas, deve erguê-los até onde for confortável e depois baixar lentamente.
Por fim, recomendamos um exercício de giro lateral. Basta a pessoa idosa girar o corpo lentamente para direita e segurar na parte lateral da cadeira de rodas com ambas as mãos (oriente o idoso a virar a cabeça junto ao corpo) e ficar na posição por cerca de 5 segundos antes de retornar à posição inicial. Faça isso também para o lado esquerdo.
O ideal é que os exercícios sejam acompanhados por fisioterapeuta, não excedendo mais do que 5 ou 10 repetições cada. Caso a pessoa idosa tenha muita dificuldade ou dor ao realizar algum deles, procure um profissional.