A anemia pode ser causada pela falta de ferro ou outros nutrientes, porém, também pode ser sinal de alguma outra doença, inclusive, de algo grave como o câncer. Dessa maneira, na terceira idade, o acompanhamento com médico e nutricionista e a realização de exames de sangue anuais são fatores fundamentais para detectar a anemia, determinar a sua causa e é claro, tratá-la.
O acompanhamento com especialistas e a realização dos exames também são fundamentais, pois a maioria das anemias não apresentam sintomas, exceto quando são muitos graves. Contudo, no caso de idosos, muitas vezes, sintomas como fadiga, falta de ar e fraqueza são confundidos com simples sinais de velhice – por isso, ressaltamos mais uma vez a importância de acompanhamento médico e da realização de exames de rotina.
Especialmente em idosos, a anemia que não for tratada pode ter consequências graves, pois ela causa uma falta de suprimento de oxigênio que pode prejudicar órgãos, trazer problemas cardíacos, déficit de memória, e confusão mental. Esses problemas são ainda mais comuns se o idoso já tiver outras doenças.
Uma alimentação saudável que inclua alimentos ricos em ferro e vitamina B12 é uma aliada fundamental para a prevenção do surgimento da anemia. Dessa forma, preferencialmente com orientação de profissional da área de nutrição, inclua vegetais de folha verde escura, carne vermelha, ovos, leite e feijão em sua dieta.
Em resumo, a anemia é frequente em idosos, mas não deve ser encarada como algo normal do envelhecimento, ela sempre deve ser avaliada adequadamente e tratada a fim de oferecer a melhor qualidade de vida para a pessoa, inclusive, com a suplementação de ferro se necessário, pois a anemia que não for tratada pode trazer consequência graves. Uma alimentação saudável e acompanhamento médico e de nutricionista, além de exames de rotina, são aliados poderosos para prevenir a anemia ou o seu agravamento.