A Diabetes Melitus é uma doença muito comum em pessoas acima de 60 anos e se não for controlada, resulta em sequelas graves a médio e longo prazo. As complicações mais comuns do diabetes podem ser divididas em dois grupos.
As complicações macrovasculares: o paciente diabético tem maior propensão a complicações cardiovasculares como infarto agudo do miocárdio e acidente vascular encefálico, o derrame.
Já as complicações microvasculares mais comuns são a retinopatia diabética, neuropatia diabética e nefropatia diabética. A retinopatia diabética é uma afecção da retina dos olhos que diminui a capacidade visual; já a neuropatia diabética é um grupo amplo de afecções que levam a dor crônica e perda de sensibilidade, sendo a grande responsável por complicações nos pés de pessoas diabéticas.
E a nefropatia diabética é o acometimento dos rins, podendo causar perda da função desses órgãos e aumentar o risco de doenças cardiovasculares. Logo, é de suma importância que a pessoa diabética tenha um controle glicêmico adequado, evitando complicações para que a pessoa tenha um envelhecimento saudável e com boa qualidade de vida.
