Benefícios da atividade física para idosos com Parkinson

Benefícios da atividade física para idosos com Parkinson 1280 854 Vivendas do Menino Deus

Praticar exercícios físicos é importante em qualquer idade, porém, quando envelhecemos, não é raro que deixemos de incorporá-los em nossa rotina. Especialmente quando temos uma doença tão grave quanto o Parkinson, entretanto, a atividade física regular continua trazendo benefícios para nossa saúde mesmo assim.

A atividade física aeróbica realizada ao menos 3x por semana traz melhorias para os nossos níveis de atenção, funções executivas, velocidade, e capacidades de memória e raciocínio. Esses benefícios podem ser colhidos mesmo por idosos acima dos 65 anos com a doença de Parkinson, mesmo quando já possuem algum grau de comprometimento cognitivo.

A pessoa idosa com Parkinson que pratica caminhadas como atividade aeróbica 3x por semana tem melhoras principalmente em suas funções executivas, como fazer a barba ou alimentar-se com talheres mais facilmente. Já as atividades que têm a resistência como foco são mais associadas a melhorias de memória.

É claro que nenhuma pessoa deveria sair correndo ou levantando pesos sem orientação profissional, muito menos um idoso com Parkinson. Dessa maneira, o ideal é procurar especialista médico e de educação física a fim de adaptar um programa de atividades para as condições de cada um, pois qualquer atividade já irá trazer benefícios!