Por diversas razões, não é raro que uma pessoa idosa passe a precisar de traqueostomia. A traqueostomia é uma abertura realizada na traquéia para que o paciente possa respirar, sendo um procedimento realizado no hospital e por orientação médica, sendo, muitas vezes, definitivo, isto é, necessário até o fim da vida.
O orifício é mantido aberto e protegido por uma cânula que pode ser ser plástico ou de metal, sendo fixada ao redor do pescoço com um cordão. Dessa forma, o paciente traqueostomizado precisa de alguns cuidados fundamentais e específicos.
A cânula de traqueostomia deve ser limpa pelo menos uma vez ao dia, porém, se houver muita secreção, a limpeza deve ser feita várias vezes todos os dias – quantas vezes forem necessárias.
A atenção à limpeza da cânula também é importante. Se ela for de plástico, deve ser limpa com um cotonete umedecido com soro fisiológico – se ela for de metal, deve-se retirar a cânula interna, o mandril, e lavar em água corrente, limpando com gaze ou cotonete.
Além disso, também é recomendado que o cuidador utilize luvas para todos os procedimentos, incluindo a limpeza, é claro. Após a limpeza, deve-se verificar se a cânula interna está na posição correta e bem fixada.
Por fim, lembramos que o orifício da traqueostomia faz a ligação direta entre o meio ambiente e o pulmão, assim, deve-se tomar muito cuidado para evitar a entrada de coisas estranhas como água, comida, insetos, perfumes, talcos e outros.