A nossa caixinha de remédios cresce ao envelhecermos – em geral, é claro, pois acabamos necessitando de mais medicamentos na Terceira Idade. Por isso, a equipe da Geriatria Vivendas do Menino Deus gostaria de apontar alguns cuidados que podem ser tomados ao lidar com medicamentos de idosos a fim de evitar reações e efeitos danosos.
Em primeiro lugar, é importante ter uma lista visível de todos os medicamentos que a pessoa idosa toma. Essa lista deve conter os nomes, mas também horários, dosagem, e sequência dos remédios a serem tomados, incluindo aqueles que não têm prescrição médica.
Em segundo lugar, evite a automedicação e sempre siga a prescrição e orientações do médico. Os medicamentos devem ser tomados na dosagem, horário e pelo tempo que for indicado, evitando interromper tratamento sem conversar com o médico antes.
Por fim, sempre verifique a data de validade dos medicamentos. Especialmente quando muitos medicamentos são tomados diariamente, não é difícil que alguns deles passem do prazo de validade – nesse caso, eles devem ser descartados adequadamente e nunca serem ingeridos, pois podem não funcionar conforme esperado ou gerar efeitos adversos no idoso.