A prisão de ventre ou constipação intestinal é uma queixa muito comum de pessoas idosas. O problema pode ter várias causas, sendo que o fato de pessoas idosas tendem a caminhar menos, beber menos água, e há uma diminuição natural dos movimentos do intestino são algumas delas.
É importante ressaltar que a constipação não é simplesmente ao número de dias sem evacuar, mas refere-se à dificuldade para evacuar ou ao grande esforço necessário para fazê-lo. Assim, sabendo das causas mais comuns, podemos tentar solucionar esse problema com algumas mudanças de hábitos:
- Enquanto for possível, deve-se caminhar regularmente por cerca de 30 minutos todos os dias. Quando o idoso está acamado ou usa cadeira de rodas, há maior chance de apresentar constipação e se preciso, deve-se consultar um médico para buscar uma solução adequada.
- Pessoas idosas sentem menos sede, assim, podem acabar bebendo menos água do que o mínimo necessário para o corpo funcionar regularmente. Portanto, deve-se oferecer água periodicamente, especialmente para o idoso que possui alterações cognitivas, como portadores de Alzheimer.
- A alimentação deve ser rica em fibras – mamão papaya com aveia em flocos, por exemplo, é uma excelente e saborosa opção para o café da manhã. Além disso, você pode incluir uvas, laranja com o bagaço, linhaça, granola e outros cereais integrais na alimentação.
Seguindo essas dicas, é possível que o problema de constipação desapareça naturalmente, entretanto, caso o problema persista mesmo com todos esses cuidados, o ideal é consultar um médico que poderá indicar um tratamento, incluindo, por exemplo, o uso de laxantes.