Quando envelhecemos, nos tornamos mais vulneráveis às quedas. Com o passar dos anos, nossos ossos tornam-se mais fracos; além disso, idosos, em geral, têm calcificação mais lenta e incompleta, um agravante no caso de fraturas.
Assim, a equipe da Geriatria Vivendas do Menino Deus tem algumas dicas para evitar a queda em pessoas idosas.
A primeira dica é que pessoas idosas devem realizar atividades com calma, de preferência, uma por vez, pois quando tentamos realizar alguma coisa com velocidade ou mais de uma atividade por vez, nos distraímos. Também destacamos que ficar muito tempo parado é um risco para quedas, pois a musculatura e as articulações ficam enrijecidas – assim, levantar-se e caminhar de vez em quando é muito importante.
Depois, também citamos o calçado usado no dia a dia. Especialmente quando estamos em um ambiente familiar como a nossa casa, é comum utilizarmos calçados como chinelos ou pantufas que não são adequados para pessoas idosas, pois eles podem diminuir a sensibilidade que chega na planta de nossos pés, fundamental para o equilíbrio.
Por fim, destacamos a necessidade de manter as pessoas idosas bem hidratadas. Isto é essencial, pois a desidratação traz sintomas como tonturas e fraqueza que podem levar às quedas.