A gengivite pode surgir em qualquer faixa etária, porém, é mais comum em pessoas idosas, especialmente por fatores específicos que acompanham essa fase das nossas vidas. Para elucidar melhor, a gengivite é uma doença que causa a inflamação das gengivas.
Os principais sintomas incluem gengivas inchadas, retraídas e, às vezes, sensíveis ou que sangram com facilidade. A principal causa da gengivite é a higiene oral mal feita, o que não é incomum na terceira idade, principalmente no caso de pessoas idosas com dificuldades motoras e de visão.
A gengivite é um problema mais grave em pessoas idosas, pois os seus tecidos mostram uma taxa mais baixa de cicatrização, o que pode levar à perda de dentes se a gengivite não for tratada. O tratamento, aliás, envolve uma limpeza profissional por dentista, assim como o uso de enxaguantes bucais.
A principal forma de prevenção da gengivite e de outras doenças bucais é um rigoroso controle da higiene oral. Assim, deve-se usar sempre fio dental, escova e creme dental após as principais refeições com orientação de um dentista sobre a melhor forma de utilização por cada pessoa.
