Em muitos casos de perda auditiva durante o envelhecimento, é relatado que o idoso aparentemente consegue escutar, mas não compreende o que está dizendo. Nesta situação, o que pode estar acontecendo é que o idoso está sofrendo de presbiacusia, uma condição que explicaremos mais abaixo.
Antes disso, precisamos entender que o nosso aparelho auditivo é formado por diversas estruturas. Entre elas, está a cóclea, a principal estrutura da orelha interna – fisicamente, ela se parece com um caracol e é responsável por transformar os sons em sinais nervosos a serem transmitidos para o cérebro.
Quando envelhecemos, a cóclea é uma das estruturas que se desgasta em nosso corpo e pode dar início a essa condição denominada presbiacusia. O que acontece é que em geral, as frequências altas dos sons são as primeiras que deixamos de escutar e elas são responsáveis pelas consoantes nas palavras.
Assim, uma pessoa idosa com presbiacusia escuta apenas parte das palavras, escutando mais as vogais e menos as consoantes, formando então a confusão, pois o idoso acredita estar escutando tudo e não consegue entender o que está sendo dito. Em realidade, a pessoa idosa está ouvindo muito mais as vogais e perdendo a capacidade de ouvir as consoantes das palavras.
Por isso, ao começar a perder a audição, é importante procurar um médico otorrinolaringologista ou um fonoaudiólogo a fim de diagnosticar corretamente o problema e descobrir opções de tratamento adequadas.