Você já ouviu falar de atelectasia? Essa palavra complicada se aplica a uma condição também conhecida como colapso pulmonar e afeta muitas pessoas idosas que passaram por procedimentos cirúrgicos ou que estão acamados.
O nosso pulmão é formado por estruturas denominadas alvéolos – são essas estruturas que recebem o oxigênio e expelem o gás carbônico do nosso corpo. Entretanto, os alvéolos são muito delicados; eles lembram cachos de uva e são bastante vascularizados, estando sempre abertos e cheios de ar.
Dito isso, quando eles sofrem um colapso, isto é, se fecham e ficam sem ar em seu interior, chegamos a atelectasia. Esse problema pode afetar todo o pulmão, um lado do pulmão ou até mesmo uma seção do pulmão.
Entre os sintomas da atelectasia, estão a dificuldade de respirar, a falta de ar, lábios e pontas dos dedos arroxeados e aumento dos batimentos cardíacos. A atelectasia é grave e causa muita angústia no paciente, afinal, é terrível sentir falta de ar, por isso, deve ser tratada imediatamente por equipe médica.