O glaucoma é uma doença ocular com alta incidência em idosos e é considerado como a principal causa de cegueira irreversível no mundo. O glaucoma causa uma alteração no nervo óptico que leva a um dano irreversível das fibras nervosas e, dessa forma, a perda de campo visual.
Essa lesão pode ser causada por aumento da pressão ocular ou por uma alteração do fluxo sanguíneo na cabeça do nervo óptico. Um grande problema do glaucoma é que ele não apresenta sintomas em parte significativa dos casos, sendo diagnosticada apenas quando o quadro já é grave.
Existem mais de 20 tipos de glaucomas, sendo que o fator comum de todos eles é a atrofia do nervo óptico e do aumento na pressão dentro dos olhos, ultrapassando o limite de resistência das células do nervo. Esse aumento na pressão pode ser causado por inflamação ocular, uso incorreto de colírios, diabetes não tratado, fatores genéticos e até mesmo catarata.
O tratamento do glaucoma, em geral, tem como objetivo reduzir a pressão ocular. Isso pode ser feito através de medicamentos ou mesmo de cirurgia, entretanto, é importante realizar consultas periodicamente com um médico especialista para que o diagnóstico possa ser feito precocemente.