A hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, é uma doença crônica que tem como principal característica os níveis elevados de pressão sanguínea nas artérias. Dessa forma, a pressão alta faz com que o coração tenha que fazer um esforço maior do que o normal para circular o sangue corretamente em nosso corpo.
Em geral, a hipertensão é uma doença herdada dos pais – dados do Governo Federal afirmam que em 90% dos casos, a doença é hereditária. Entretanto, fatores como o tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, elevado consumo de sal, alto nível de colesterol e falta de atividade física também influenciam no seu surgimento.
A pressão alta deve ser levada a sério, pois é um dos maiores fatores de risco para a ocorrência de enfarte, aneurisma cerebral, insuficiência renal e cardíaca e AVC, isto é, acidente vascular cerebral. Os sintomas da hipertensão costumam surgir apenas quando a pressão sobe muito, como dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.
A doença não tem cura, mas pode ser tratada e controlada. Portanto, o diagnóstico precoce é muito importante, sendo assim, todas as pessoas devem medir a sua pressão ao menos uma vez por ano e pessoas com histórico familiar de hipertensão, ao menos duas vezes por ano.