Devido ao processo natural de degeneração da coluna vertebral e pela maior exposição a sobrecargas ao longo da vida, idosos podem ser acometidos pela lombociatalgia ou lombalgia, vulgarmente conhecida como “dor no ciático”. Essa doença é identificada por uma dor que inicia na região lombar e que acompanha o trajeto do nervo ciático.
Em geral, ela é consequência da compressão nervosa na região lombar, quase sempre resultante de hérnia no disco. A dor que começa na região lombar irradia para as nádegas e face posterior da coxa, chegando a alcançar o pé.
A dor pode gerar apenas um pequeno desconforto ou ser muito intenso, sendo que a movimentação da coluna aumenta o quadro doloroso. Na maioria dos casos, essa dor causa transtornos no dia a dia ao impedir ou dificultar a realização de atividades de rotina como trabalhar, recostar ou deitar, mas em algumas situações, pode ser tão grave que a pessoa permanece rígida em uma única posição.
A dor pode ser aguda, isto é, aparecendo na realização de um movimento específico ou crônica, neste caso, surgindo gradualmente. Após diagnóstico por profissional da medicina, o tratamento pode ser feito através de repouso, medicamentos e até mesmo por cirurgia.