A prisão de ventre, também chamada de constipação intestinal, é uma condição onde a pessoa não consegue evacuar, mesmo sentindo vontade de ir ao banheiro. Ela pode ser uma condição em si mesma ou ser um sintoma de alguma outra doença.
Causadora de muito incômodo, a prisão de ventre também pode levar ao desenvolvimento de hemorróidas – quando pequenas veias do reto saem para fora do corpo, estouram e causam sangramento. Mais comum em mulheres, a prisão de ventre pode ter diversas causas.
Entre as causas mais comum para o desenvolvimento da prisão de ventre, estão uma dieta pobre em fibras, sedentarismo, desidratação constante e o consumo excessivo de alimentos industrializados. Para algumas pessoas, mudanças na rotina como um aumento de estresse também podem levar à prisão de ventre.
Entre os sintomas mais comuns da prisão de ventre, podemos destacar a dificuldade de ir ao banheiro, forte esforço para eliminar fezes que é infrutífero ou que resulta em pouca quantidade de fezes eliminadas. Além disso, também é comum a sensação de fezes presas dentro do corpo, barriga pesada, distensão abdominal, gases, cólicas e desconforto abdominal.