As doenças renais crônicas são uma gama diversa de alterações que podem afetar a estrutura e a função dos nossos rins. Sendo assim, elas têm diversas causas e múltiplos fatores de risco.
Em geral, a evolução das doenças renais crônicas são assintomáticas, isto é, não apresentam sintomas e muitas vezes parecem benignas, mas elas podem tornar-se um problema grave. Nesse momento do diagnóstico tardio, o principal tratamento é a hemodiálise.
As doenças renais tornam-se crônicas quando as funções do rim começam a ser perdidas de forma irreversível. Caso possam ser recuperadas, temos uma doença renal aguda.
Os nossos rins, assim como nós, também envelhecem e podem ser comprometidos por isso, porém, diabetes, obesidade e hipertensão arterial, entre outros, são fatores de risco para o surgimento de uma doença renal crônica.
Conforme falamos anteriormente, a doença renal crônica pode ser assintomática, assim, controlar o consumo de sal e açúcar, evitar o tabagismo, praticar atividades físicas e realizar exames periódicos de urina, glicemia e creatinina podem prevenir a doença ou mantê-la sob controle. Essas ações são especialmente importantes para idosos acima dos 65 anos, para quem tem histórico de problemas cardiovasculares ou familiares de pacientes que sofrem dos rins.