A Terceira Idade traz diversas mudanças para o nosso organismo, incluindo, um metabolismo mais lento. Essa mudança afeta a nossa capacidade de absorver nutrientes dos alimentos que ingerimos – e juntando isso o maior uso de medicamentos e menor produção de sucos gástricos, idosos podem acabar tendo mais dificuldades na digestão.
Além disso, nossas papilas gustativas tornam-se menos sensíveis, isto é, sentimos menos nuances nos alimentos. Este fato acaba levando muitas pessoas idosas a exagerar no sal e açúcar.
Uma alimentação saudável deve ser variada e colorida, mas é claro, também deve ser saborosa. Por isso, o sal e o açúcar devem fazer parte da dieta de pessoas idosas, mas devemos evitar o seu uso demasiado – para dar mais sabor aos alimentos, procure utilizar outros temperos como ervas e especiarias.
Alimentos gordurosos e óleos em grande quantidade também devem ser evitados a fim de controlar o colesterol. Neste caso, procure opções mais saudáveis como azeite extravirgem, carnes magras, queijos brancos e assados no lugar de frituras.
O álcool pode afetar a eficácia de medicamentos e está relacionado a outros fatores prejudiciais para a saúde de pessoas idosas: ele ajuda para o aumento do peso e lentidão de metabolismo, além de facilitar a perda de cálcio, o que agrava doenças como osteoporose. Dito isso, se não afetar o uso de medicamentos, também pode ser consumido de forma moderada.
Por fim, destacamos que alimentos industrializados como comidas congeladas, por exemplo, são uma armadilha para pessoas idosas. Por mais convenientes que possam parecer, em geral, são fontes abundantes de sal, açúcar, e aditivos químicos que prejudicam a nossa saúde.