Opções de atividades físicas para pessoas idosas

Opções de atividades físicas para pessoas idosas 1024 683 Vivendas do Menino Deus

O exercício físico rotineiro é muito importante para manter a saúde de qualquer pessoa e isso não é diferente com pessoas idosas. Mais do que isso, nunca é tarde para começar atividades de forma regular.

Para pessoas acima de 60 anos, o ideal é a adoção de atividades com pouco impacto para não causar lesões. Além disso, o ideal é procurar atividades em grupo que estimulem não só a parte física, mas também psicológicas e sociais – afinal, nunca temos amigos demais!

Caminhadas diárias previnem ataques e problemas de coração, ajudam no controle da pressão arterial e reduzem os níveis de colesterol. E também é pertinente que não são necessárias novas habilidades ou a compra de equipamentos sofisticados – após uma avaliação médica, o idoso pode começar com caminhadas leves e aumentar de forma progressiva para um ritmo e distância que sejam confortáveis.

Exercícios de alongamento são uma opção simples e eficaz para melhorar a capacidade e a qualidade de vida de pessoas idosas. Os alongamentos melhoram a flexibilidade, o equilíbrio e ajudam no controle de dores de origem muscular – além disso, podem ser feitos antes ou depois de uma caminhada.

Por fim, aliando exercício físico e entretenimento, a pessoa idosa pode procurar a dança. Além do prazer de dançar, essa atividade ajuda a manter o condicionamento físico, a força muscular, a flexibilidade, o equilíbrio corporal e a coordenação motora.

Essas são algumas opções de atividades físicas para pessoas idosas, mas é fundamental que antes de começar qualquer exercício físico, uma avaliação médica seja feita. Assim, a pessoa poderá escolher o que fazer com as melhores orientações possíveis.