O leite, assim como os seus derivados como o queijo, é um dos principais alimentos da população brasileira. Além de ser apreciado pelo nosso paladar, o leite fornece diversos nutrientes importantes para todas as fases da vida, incluindo, é claro, a terceira idade.
Em geral, consumimos o leite produzido por vacas que possui carboidratos, proteínas, lipídios, minerais e vitaminas, entre outros componentes. A lactose, por exemplo, é o carboidrato primário do leite, contribuindo para o aumento de absorção intestinal de cálcio, magnésio e fósforo, fundamentais para o metabolismo ósseo, o que torna-se ainda mais importante para a população idosa.
Além disso, o leite é uma fonte significativa de proteína e possui todos os aminoácidos essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. E quando pensamos em minerais e vitaminas, o leite é boa fonte de cálcio, fósforo, magnésio, zinco e selênio, assim como as vitaminas A, D, E e do complexo B.
Por fim, no caso de pessoas idosas, o processo natural de envelhecimento traz diversas alterações ao corpo que exigem uma maior quantidade de determinados nutrientes, em especial o ácido fólico, o cálcio, a vitamina B6, a vitamina B12 e o zinco. E o leite, felizmente, colabora de forma significativa para a reposição de todos esses nutrientes.
