Pontos de atenção com idosos após o inverno
Apesar de ainda estarmos na primavera, já é significativo o aumento da temperatura. Portanto, desde já, é importante criar o hábito de tomar alguns cuidados especiais com pessoas idosas nessa época do ano.
Em primeiro lugar, é preciso dar ainda mais atenção à hidratação. Pessoas idosas sentem menos sede e não é raro que fiquem desidratadas, por isso, é fundamental que profissionais e familiares fiquem atentos para disponibilizar e incentivar o consumo de água mesmo que a pessoa idosa não solicite.
Depois, pessoas idosas devem manter a prática de exercícios físicos mesmo agora, mas eles devem ser moderados e preferencialmente ter acompanhamento de profissionais. Utilizar protetor solar e bonés é sempre uma boa ideia, além de procurar horários com temperaturas amenas para evitar problemas como hipertermia e desidratação.
Por fim, falando em hipertermia, ela é o aumento da temperatura corporal devido ao calor. Esse problema pode ter sintomas como contraturas musculares, vômitos, dor de cabeça, náuseas, e fraqueza, assim como a queda repentina de pressão, algo que aumenta muito o risco de quedas que podem ser graves para pessoas acima dos 60 anos.