A pele de pessoas idosas é mais sensível, por isso, feridas são mais comuns na Terceira Idade. Dessa maneira, a equipe da Geriatria Vivendas do Menino Deus preparou esta publicação com as feridas mais comuns em idosos para que você possa identificá-las facilmente, pois todas têm causas e tratamentos diferentes.
Em geral, as feridas em pessoas idosas são decorrentes de doenças de pele que causam lesões – quase sempre avermelhadas. Ao coçar essas lesões, a pessoa idosa acaba abrindo feridas.
Ao envelhecermos, nossos músculos e ossos ficam mais fracos, aumentando a chance de quedas, o que por sua vez leva a uma frequência maior de feridas provocadas por queda. Nesse caso, as lesões podem ser mais sérias, especialmente quando há maior extravasamento de sangue.
Outro tipo de lesão comum em idosos são aquelas causadas por alergias. Como temos a tendência a coçar, elas facilmente evoluem para feridas.
Roupas e outros acessórios também são causa de feridas em idosos. Isso pode acontecer porque estão muito apertadas, não são trocadas com frequência ou até mesmo devido ao material – isso é especialmente comum em idosos que utilizam fraldas geriátricas.
Por fim, temos um caso mais grave de feridas em idosos que são as úlceras de pressão, comumente conhecidas como escaras. Elas são causadas em idosos que ficam na mesma posição por muito tempo, seja acamados ou sentados, e podem ser muito difíceis de tratar, por isso, é importante que a posição da pessoa idosa seja mudada a cada 2h para evitá-las.