Bronquite e asma são doenças do sistema respiratório, sendo relativamente comuns entre pessoas idosas. Assim como a rinite alérgica e doença pulmonar obstrutiva, fazem parte das chamadas doenças respiratórias crônicas.
A asma e a bronquite têm sintomas parecidos, entretanto, causas distintas. A asma provoca irritação dos brônquios, provocando falta de ar e tosse, sendo desencadeada por presença de fezes de ácaros em colchas, tapetes, entre outros; ar-condicionado; mudanças bruscas de temperatura; presença de animais, exposição à poeira; baratas; e infecções virais.
O tratamento da asma é feito por medicamentos para aliviar crises, sendo que a prevenção deve ser feita pela boa higiene do ambiente e tomando vacinas para alergia. Já a bronquite é a inflamação prolongada dos brônquios e assim como a enfisema, significa a destruição dos alvéolos pulmonares, sendo provocada pelo tabagismo na maioria dos casos.
Assim como a asma, tosse e falta de ar são sintomas comuns, além de cansaço e expectoração com excesso de muco. É possível tratar a bronquite com medicamentos para ajudar na limpeza das vias aéreas, facilitar a respiração, reduzir a inflamação ou aumentar o crescimento e reparação tecidual.