Febre, tosse, espirros, coriza, dor no corpo, cansaço. Esses são alguns sintomas comuns, especialmente durante o inverno devido ao aumento de doenças respiratórias. Mas quais são os sintomas da gripe e de um resfriado?
A gripe é causada pelo vírus influenza que possui diversos tipos e subtipos, como H1N1, por exemplo. Os seus principais sintomas aparecem quatro dias após o contato da pessoa com o vírus e persistem por mais de uma semana – entre esses sintomas, estão a febre alta, a dor intensa no corpo, a tosse, a dor de garganta e o cansaço.
Já os resfriados são causados por outros tipos de vírus, sendo o rinovírus o mais comum deles. A grande diferença do resfriado para a gripe é que ele é menos intenso.
Assim, quem está resfriado sofre de sintomas como coriza, febre baixa, tosse e espirros, mas a recuperação, em geral, é muito mais rápida do que a gripe. Outra grande diferença da gripe para o resfriado é a sazonalidade, pois a gripe é mais comum no outono e no inverno enquanto os resfriados podem ocorrer em qualquer época do ano.
Tantos os vírus da gripe quanto dos resfriados são transmitidos da mesma maneira, isto é, através de gotículas de saliva da pessoa infectada que entram em contato com as vias aéreas de outra pessoa. Por isso, é bom evitar o contato com pessoas gripadas ou resfriadas, manter ambientes fechados bem ventilados e lavar as mãos sempre.