Muitas pessoas acreditam que por terem hipertensão, também conhecida como pressão alta, elas não devem tampouco podem fazer exercícios físicos regulares. Entretanto, isto está longe de ser verdadeiro, pois o exercício físico pode ser usado como uma intervenção sem remédios para a hipertensão.
Entretanto, alguns fatores devem ser considerados para começar os exercícios físicos. O primeiro passo é procurar um médico para realizar exames físicos que possam constatar fatores de risco, especialmente, para o coração.
Depois, é recomendado procurar um educador físico que possa fazer a orientação correta dos tipos de exercícios a serem executados – lembre de deixar o profissional ciente de qualquer doença, das recomendações médicas e dos medicamentos utilizados.
O exercício físico regular, em geral, pode ser realizado por qualquer pessoa e os seus benefícios poderão aparecer independentemente da idade em que você começar. Para pessoas hipertensas, com orientação, o exercício físico pode diminuir a pressão arterial, melhorar a circulação e a contração cardíaca.
Mas como falamos anteriormente, é muito importante que exista a orientação médica e de educador físico. E lembre-se de medir a pressão e a frequência de batimentos por minuto antes e após a atividade física!
