Quando chegamos à terceira idade, fazer consultas médicas periódicas é fundamental para manter um corpo sadio e uma mente sã. Além de exames de rotina, esse é um momento importante para tratarmos de medicamentos, por isso, temos algumas dicas para a pessoa idosa ao consultar seu médico.
Em primeiro lugar, ao visitar um médico, o idoso devem informá-lo de todos os medicamentos utilizados, inclusive fitoterápicos, vitaminas e suplementos. Isso é importante, pois o uso simultâneo de diversos medicamentos pode interferir em seu efeito.
Durante a consulta, também é bom lembrar ao médico de qualquer alergia a medicamento ou substância que você tenha e se você já teve alguma reação desagradável ao utilizar um medicamento antes, como tonturas, dores de cabeça, manchas na pele ou insônia, por exemplo.
Depois, se você é portador de alguma doença como diabetes ou hipertensão, o médico deve ser informado, pois determinados medicamentos podem interferir na sua pressão ou glicose. O mesmo vale para hábitos como o consumo de bebidas alcoólicas ou tabagismo que podem influenciar na utilização de algum medicamento.
Por fim, se você tem dificuldade para engolir cápsulas ou comprimidos, informe o seu médico, pois ele poderá indicar o medicamento em forma líquida, por exemplo. E tão importante quanto todas as informações anteriores, se você tiver alguma dúvida, pergunte sempre – não saia do consultório com dúvidas sobre um medicamento, sobre quando você deve usá-lo ou sobre a sua dosagem!